FICHA TÉCNICA DO RECURSO

O FORTALECIMENTO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL NA USAFA – DAVID CAPISTRANO DA COSTA FILHO NO MUNICÍPIO DE GUARUJÁ - SP.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Aleitamento Materno
Alimentação e Nutrição
Saúde da Criança
(dc.contributor.author )
SILVA, Tayane Batistela
(dc.date.accepted )
2022.0
(dc.date.available )
2022-04-25T14:26:31Z
(dc.date.accessioned )
2022-04-25T14:26:31Z
(dc.rights.holder )
Universidade Federal de São Paulo
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/26127
(dc.language.iso )
Pt-BR
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
(dc.contributor.advisor )
OZAWA, Carolina
(dc.location.country )
BRA
Brasil
(dc.subject.decs )
F01.145.407.199:Aleitamento Materno.
F01.829.458.205.500:Alimentação Saudável
M01.975.807:Gestantes
(dc.rights.type )
Autorização para TCC
(dc.description.abstract )
 O leite materno é indispensável para o crescimento e desenvolvimento da criança de forma exclusiva até os seis meses de idade onde a prática dessa adesão trás benefícios para toda a vida, assim como é importante uma assistência e orientação adequada para as mães no momento da introdução alimentar complementar para as crianças menores de dois anos, de forma que elas possam adquirir conhecimento e segurança para essa prática. Esse trabalho trata-se de um projeto de intervenção realizado na USAFA David Capistrano da Costa Filho, no município de Guarajá, São Paulo. Ao longo do curso fui desenvolvendo reflexões relacionada a minha prática profissional expressas em diário de reflexão, uma exigência do curso norteada pela temática de cada módulo. A análise da situação de diferentes cenários da nossa prática profissional, assim como a correlação e reflexões da equipe realizadas ao longo do curso foi resultante do trabalho aqui apresentado. Nesse contexto, foi no grupo de amamentação que foi identificado a necessidade de intervenção no fortalecimento das ações para o aleitamento materno exclusivo até 6 meses e a promoção da alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos de idade, evidenciado pelos relatos de mães com desmame precoce e alimentação complementar inadequada. Diante do exposto viu-se a necessidade de qualificar a prática profissional e fortalecer as ações com base na Estratégia Nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável no SUS. . 
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos de uso do ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
O FORTALECIMENTO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL NA USAFA – DAVID CAPISTRANO DA COSTA FILHO NO MUNICÍPIO DE GUARUJÁ - SP.