FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Conscientização para o uso racional dos serviços em saúde
Autor(es):
Instituição:
Resumo:
Introdução: A crescente demanda por serviços de saúde aliada com o uso irracional dos recursos disponíveis, afeta diretamente a qualidade do serviço prestado à população. A quantidade enorme de solicitações de exames complementares para auxilio do diagnóstico gera filas de espera e atraso na entrega dos resultados e consequente perda de tempo e de recursos. Identificamos na unidade de saúde na qual atuamos a ocorrência de atrasos e até desperdícios em solicitações não retornadas pelos usuários, por isso a escolha do tema para esse projeto de intervenção. Objetivo: O objetivo deste projeto consiste na redução do tempo de espera do retorno de solicitações de exames e evitar desperdícios. Implantar formas de controles que serão atribuídos à equipe de saúde do ESF (Estratégia de Saúde da Família) Ênio Sayago da cidade de Itaqui/RS, e assim, qualificar o diagnóstico. Metodologia: A conscientização do profissional médico é a primeira ação que propomos, eliminando solicitações desnecessárias e onerosas que às vezes, nem do profissional parte. Além disso, orientações diárias aos usuários sobre a correta utilização dos recursos para o melhor atendimento da população também sob a forma de conscientização. Entendendo que, a partir dai, todas as solicitações de exames são necessárias e a equipe de trabalho se encarregará de controlar e monitorar a demanda de exames, intervindo em possíveis atrasos. Resultados esperados: Visamos com a aplicação deste projeto, a conscientização da população e dos profissionais envolvidos para o uso racional dos recursos da saúde. A aceitação e adesão de todos são primordiais para que todos tenham um acréscimo de qualidade na prestação de serviços em saúde para todos. Todo processo demanda apenas de atitudes éticas e comprometidas, de parte dos profissionais e usuários do sistema. Esperamos que este projeto qualifique de forma continua a saúde da comunidade.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Acesso aos Serviços de Saúde
Conscientização
Ética Profissional
Serviços de Saúde
Uso Excessivo de Produtos e Serviços de Saúde
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Administração de Serviços de Saúde (N04 )
- Administração dos Cuidados ao Paciente (N04.590 )
- Atenção à Saúde (N04.590.374 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- Atenção à Saúde (N05.300 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Políticas, Planejamento e Administração em Saúde (SP1 )
- Política de Saúde (SP1.852 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Direito Sanitário (SP9 )
- Controle Social Formal (SP9.242 )
- Direitos Humanos (SP9.242.315 )
- Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )
- PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
- Fenômenos Psicológicos (F02 )
- Processos Mentais (F02.463 )
- Cognição (F02.463.188 )
Serviços de Saúde
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- CIÊNCIA E SAÚDE (SH )
- Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SH1 )
- Recursos para a Pesquisa (SH1.030 )
- Infraestrutura (SH1.030.010 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Atenção à Saúde (SP2 )
- SAÚDE PÚBLICA (SP )
- Direito Sanitário (SP9 )
- Controle Social Formal (SP9.242 )
- Direitos Humanos (SP9.242.315 )
- Direito à Saúde (SP9.242.315.475 )
- VIGILÂNCIA SANITÁRIA (VS )
- Vigilância de Serviços de Saúde (VS3 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
- Serviços de Saúde (N02.421 )
- Mau Uso de Serviços de Saúde (N02.421.380 )
- ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
- Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde (N05 )
- Atenção à Saúde (N05.300 )
- Atitude Frente a Saúde (N05.300.150 )
- Mau Uso de Serviços de Saúde (N05.300.150.395 )
Data de submissão:
09/Mar/2023
Aparece na coleção: