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39 RESULTADOS (21 a 30)
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre a busca de sintomáticos respiratórios nos casos de tuberculose. Apresenta as técnicas de coleta como a do escarro espontâneo e escarro induzido. Aborda a importância dos dados de registro de sintomáticos respiratórios e outras estratégias operacionais. Além deste, há mais de 30 e-books t...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    23/Aug/2018
    Este recurso educacional que visa promover a compreensão da tuberculose como um problema de saúde pública, incluindo aspectos da transmissão, fisiopatogenia, além de ações de vigilância e prevenção da doença. Além deste, há mais de 30 e-books tratando sobre diversas questões relacionadas à Vigilância em Saúde. Todos eles fornecem conteúdos inter...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre os determinantes sociais e as populações com maior vulnerabilidade para a tuberculose, como os portadores de HIV, a população privada de liberdade, indivíduos em situação de rua, profissionais da saúde e a população indígena. Além deste, há mais de 30 e-books tratando sobre diversas ques...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre a rede de atenção à tuberculose e o papel da Atenção Básica como parte integrante das ações de vigilância epidemiológica no controle da doença. Aborda o Programa de controle da tuberculose, nas esferas municipais, estaduais e federal e as unidades de referência para TB. Além deste, há ma...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    23/Aug/2018
    Este recurso educacional visa promover a compreensão sobre o tratamento da tuberculose, considerando todos os fatores envolvidos neste processo. Apresenta os princípios do tratamento para a TB e uma linha do tempo evolutiva dos medicamentos para o tratamento da doença desde 1944. Além deste, há mais de 30 e-books tratando sobre diversas questões...
  • Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    17/Aug/2018
    Este recurso educacional visa fazer com que os leitores conheçam e compreendam os exames complementares e métodos para diagnóstico de Mycobacterium tuberculosis. Alguns dos métodos apresentados são: o exame histopatológico, escore clínico-epidemiológico, testagem para o vírus HIV, exames de contatos, exames complementares e o diagnóstico da infe...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Curso sobre o diagnóstico, manejo, notificação e acompanhamento de casos de Leishmaniose Tegumentar Americana, de acordo com as diretrizes da Vigilância Epidemiológica em Saúde nacionais e do Estado de Santa Catarina. O curso tem como público alvo os profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica.
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    11/Apr/2022
    O curso oferece a oportunidade de rever as recomendações que compõem o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) e outros documentos oficiais relevantes sobre manejo clínico de síndromes gripais com ênfase nos níveis de Atenção Secundária e Terciária à Saúde.
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    A dengue é uma doença infecciosa aguda, febril, causada por um arbovírus da família Flaviviridae. Trata-se de uma arbovirose, causada pelo arbovírus dos sorotipos DEN 1, 2, 3 e 4 transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. A nova classificação do Ministério da Saúde, utilizada desde 2014, trata a dengue como uma doença única, dinâmica e si...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    O Zika é um vírus de cadeia simples de RNA da família Flaviviridae. Trata-se de uma arbovirose, transmitida principalmente pela picada de mosquitos infectados, do gênero Aedes, especialmente o Aedes aegypti. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1947 na África e casos autóctones da doença foram identificados no Brasil em maio de 2015, na...