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158 RESULTADOS (31 a 40)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    03/Dec/2019
    conteúdo deste curso visa oportunizar a identificação e a compreensão da violência entre parceiros íntimos no processo de trabalho dos profissionais na Atenção Básica. Convidamos você a refletir sobre a sua prática e as possibilidades de atuar frente a esta problemática ainda pouco visível , no contexto de atuação dos profissionais da Atenção ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Dec/2019
    As informações apresentadas neste módulo trazem aos profissionais da Atenção Básica subsídios para a compreensão das relações de gênero e a violência. Essa percepção será importante para o acompanhamento dos casos de violência doméstica, em especial os que ocorrem no âmbito conjugal, na Atenção Básica. Por meio da leitura deste módulo, das suges...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    03/Dec/2019
    As informações contidas nesse curso abordam a atenção às pessoas em situação de violência a partir de uma rede que precisa ser, em primeiro momento, reconhecida pelos profissionais e pela comunidade, para então ser articulada e integrada de forma a possibilitar o acesso e a atenção integral. A atenção às pessoas em situação de violência, um dos...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Nesta unidade, nós vimos que com avaliação é possível entender melhor nosso processo de trabalho, comparar nossos resultados com os objetivos pretendidos, corrigir problemas durante a execução das ações, propor mudanças que melhorem nossa atuação. E, mais que isso, que a avaliação pode e deve fazer parte do cotidiano de seu trabalho. Entretanto,...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Neste módulo foram abordados aspectos do processo de envelhecimento, fundamentais para a atenção integral à saúde do idoso, relacionados às suas particularidades que irão influenciar tanto as decisões clínicas quanto aquelas referentes aos aspectos sociais, que envolvem a abordagem integral na avaliação do idoso. Essa percepção fundamenta nossa ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    O objetivo deste módulo foi motivar e instrumentalizar você para utilizar os conceitos e ferramentas da Epidemiologia no desenvolvimento de suas atividades na Unidade de Saúde e junto à comunidade. Por isso, você conheceu os conceitos básicos e os principais usos e aplicações da Epidemiologia. Além disso, você estudou a respeito: dos conceitos d...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    O olhar ampliado sobre o processo saúde-doença remete a um modelo de atenção pautado pela vigilância em saúde, pela integralidade da atenção, pela atuação interdisciplinar e multiprofissional e pelas ações que extrapolam o setor saúde. Ressaltamos a importância da horizontalidade nos processos decisórios, sejam eles de natureza administrativa o...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Neste módulo você teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre a pesquisa e o conhecimento científico, além de estudar de maneira mais aprofundada como elaborar um plano de intervenção, proposta que será desenvolvida no seu trabalho de conclusão de curso.
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Diante da relevância de conhecer as repercussões que a situação de violência pode causar, o presente curso tem como objetivo apresentar os tipos de violência doméstica contra as pessoas idosas, os sinais da sua ocorrência e impactos na saúde, e, a partir das políticas públicas vigentes, identificar estratégias para o seu enfrentamento junto à re...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    Nesta unidade trataremos do estudo de uma entidade clínica que é responsável por 25% dos atendimentos a urgências médicas e que, portanto, é de suma importância para o profissional que trabalha em ambiente de Atenção Básica à Saúde (ABS): a hipertensão severa aguda. Além de muito prevalente, ela é responsável, por exemplo, pelos casos de emergên...