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227 RESULTADOS (41 a 50)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Dec/2013
    O objeto inicia declarando que são considerados TMC o uso de substâncias, as somatizações, as fobias, os transtornos do pânico, a bulimia, os transtornos depressivos, a ansiedade generalizada e o misto destes dois últimos, mostra ainda o que o termo em geral abrange e a necessidade de compreender bem o universo biopsicossocial de cada um. Segue ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Dec/2013
    O objeto inicia retomando o final da década de 1970, o fim do “milagre econômico”, as manifestações que questionavam o modelo econômico e político vigente e o surgimento de importantes entidades no setor da saúde. Em 1976 o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, em 1978 a Divisão Nacional de Saúde Mental e o Movimento dos Trabalhadores em Saúde ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Dec/2013
    O objeto inicia apresentando a rede de saúde mental e seus vários dispositivos assistenciais, como atenção básica, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), leitos em hospitais gerais e ambulatórios, e também com o Programa de Volta para Casa. Segue explicando o papel da Portaria SNAS n°224 e as diretrizes...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    18/Dec/2013
    Este objeto aborda de início o a construção do Hospício de Pedro II em 1852 e as numerosas críticas que recebeu por parte dos médicos até 1890 quando passou a Hospital Nacional dos Alienados e dirigido pelo médico Juliano Moreira. Segue mostrando o Decreto de 1903 que estabelecia o recolhimento a estabelecimento de alienados e também o de 1934 q...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Oct/2012
    Este objeto começa colocando a relevância das diversas abordagens do conhecimento científico, entre elas, a de que ele pode ser tomado como uma importante ferramenta para a leitura da realidade. Segue definindo realidade como a propriedade do que é real, sendo ou não perceptível, acessível ou entendido pelo homem, ciência, filosofia ou qualquer ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Oct/2012
    O objeto começa citando que nossa curiosidade é desafiada quando não encontramos respostas satisfatórias para as situações ou fatos que nos intrigam e que geralmente isso ajuda a delinear o tema de interesse a ser estudado. Pondera sobre os meios do desenvolvimento do tema: prática assistencial, investigação, ou ainda, revisão de literatura sobr...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    28/Oct/2012
    O objeto inicia definindo o termo conhecimento e ressalta que nem todo conhecimento é científico, atentando para o fato de aquilo que se conhece, refere-se ao que é chamado de dado, e coloca a definição de dado como símbolo ou código decifrável por quem conhece seus significados, portanto, serve como base ou fonte de informações, explanando aind...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    O objeto começa por explicar que neste estudo priorizou as atividades cujos efeitos se distribuem de forma geral sobre o sistema municipal de saúde, justamente porque elas produzem impacto positivo sobre o desempenho global do sistema. Discorre sobre a complexidade e amplitude de uma gestão municipal e ressalta a responsabilidade sanitária sobre...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    02/Jan/2014
    Este objeto inicia explicando o planejamento como a percepção de que é possível estimar as consequências futuras de uma ação realizada no presente. Aborda então o planejamento na gestão pública, onde este é apresentado como um instrumento obrigatório e acompanha compulsoriamente a execução das políticas públicas, onde o gestor está comprometido ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    16/Aug/2012
    O objeto APS para quê? Destaca que algumas das vantagens da APS são: menor taxa de mortalidade pós-natal, melhor sobrevivência à meningite bacteriana, menores taxas de hospitalização por complicações pela diabetes, menores índices de gravidez na adolescência, maior cobertura vacinal, maior expectativa de vida e maior disponibilidade de tratament...