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211 RESULTADOS (21 a 30)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    12/Jul/2020
    O foco desta unidade é o processo de trabalho da equipe de saúde da família no contexto da implementação do Sistema Único de Saúde e da reorganização da atenção básica em saúde tendo como base a estratégia de saúde da família. O conteúdo está distribuído em 3 seções: Seção 1 - O processo de trabalho; Seção 2 - O processo de trabalho em atenção...
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    12/Jul/2020
    .Esta unidade tem a finalidade de possibilitar ao profissional de saúde, compreender o cenário do trabalho, as relações inerentes ao processo do trabalho coletivo e apropriar-se das ferramentas para a organização do processo de trabalho em saúde, a exemplo, as ações de planejamento e os fundamentos da metodologia cientifica, importantes para sub...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    O Acolhimento é um fundamento e uma diretriz que possibilita o acesso universal e contínuo a serviços de saúde por meio de ferramentas que promovem vínculo, corresponsabilização utilizando a escuta qualificada, avaliação integral de necessidades de saúde e análise de vulnerabilidade. Porém existe um grande vácuo nesta discussão sobre como atende...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Um grande desafio atual para as equipes de Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde é realizar ações de promoção, prevenção, atenção e reabilitação em saúde. Outro desafio é apoiar a consolidação da Rede de Atenção à Saúde no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. ...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Sabe-se que são necessários muitos investimentos na qualificação dos gestores em saúde, na perspectiva do desenvolvimento de ações continuas e permanentes, o que, certamente, implicará na qualidade da saúde pública no país. Nesse sentido é necessária a construção de novas abordagens/metodologias que favoreçam o profissional inserido na gestão de...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    A literatura aponta crescente aceitação dos profissionais de saúde quanto à inserção das plantas medicinais como um recurso terapêutico na ABS (Thiago e col., 2011; Rosa e col., 2011; Bruning e col., 2012). Três fatores poderiam explicar este aumento. O primeiro seria os avanços ocorridos na área científica que permitiram o desenvolvimento de me...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Para melhorar efetivamente os indicadores de saúde de uma determinada população, a equipes de Atenção Básica precisam desenvolver ações que permitam um melhor controle dos problemas, prevenção de doenças, e que, sobretudo, melhorem a condição de vida das pessoas. As atividades de grupo têm o potencial de atingir parcelas populacionais que necess...
  • Núcleo Telessaúde Estadual de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jun/2020
    Existe um grande vácuo na discussão sobre como atender os pacientes que chegam às unidades básicas de saúde com sinais e sintomas agudos que necessitam de uma intervenção imediata. Uma das ferramentas apontadas para serem utilizadas concomitantes ao acolhimento são os protocolos capazes de classificar e priorizar os atendimentos, diminuindo o te...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    05/Jun/2020
    A operacionalização de conceitos e diretrizes do SUS e da Atenção Básica em práticas de atenção nem sempre é tarefa fácil. Esse minicurso tem o objetivo de ajudar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica a entender como o princípio da equidade, por exemplo, pode se expressar no equilíbrio entre atendimento à demanda espontânea e pro...
  • Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina
    05/Jun/2020
    O que é saúde? Esta parece uma pergunta simples para quem trabalha nesta área, mas é uma questão muito importante que os profissionais de saúde devem fazer à si mesmos para qualificar e dar embasamento às suas práticas. Neste curso o aluno é convidado a refletir sobre como a concepção saúde-doença determina o tipo de ação dos profissionais de sa...