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943 RESULTADOS (921 a 930)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto mostra a febre como uma intercorrência, embora representativa de uma série de alterações correlacionadas ao processo de adoecimento. Segue tecendo comentários sobre como ela é habitualmente a principal queixa que traz muitas das famílias às unidades de saúde, e lembra que o controle da temperatura é feito pelo hipotálamo a partir dos c...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto alerta aos profissionais de saúde sobre os dez problemas agudos mais comuns encontrados nos recém-nascidos e lactentes, e que precisam ser conhecidos. Mostra um quadro com explicações de cada um deles, a saber: obstrução nasal, conjuntivite química neonatal, refluxo gastroesofágico, cólicas do recém-nascido, granuloma umbilical, hérnia ...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto inicia declarando que doenças infecciosas como a otite e a diarreia são relevantes e merecem destaque no cuidado da saúde da criança. Mostra a otite média aguda (OMA) e as condições em que esta pode não precisar de antibióticos, mas também quais medicamentos são recomendados nos casos que precisam, e logo em seguida mostra a diarreia ag...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    Este objeto apresenta um quadro onde estão as diferentes orientações relacionadas à saúde bucal que devem ser dadas aos pais das crianças, subdividido em épocas de evolução cronológica. Ainda atenta para as orientações dietéticas, na minimização do uso do açúcar e limitação dos lanches e bebidas entre as refeições. Unidade 4 do módulo 5 que com...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto apresenta o hábito alimentar da criança como de extrema importância para seu crescimento e desenvolvimento, ressaltando que deve conter todos os nutrientes necessários de acordo com sua faixa etária. Apresenta um quadro com esquema para a introdução dos alimentos de acordo com a faixa etária e outro com exemplo de alimentação diária des...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    Este objeto começa mostrando que na falta de evidência visual segura, os exames laboratoriais são aliados confiáveis para avaliar a saúde da criança quando há alguma suspeita ou risco. Parte então para listar mais detalhes sobre exames frequentemente solicitados em consultas médicas de crianças, como dosagem de hemoglobina ou hematócrito entre o...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto menciona um estudo realizado nos Estados Unidos, em que observou similaridades na abordagem da puericultura prestada pelos 10 países com a menor taxa de mortalidade infantil, na grande maioria destes, a puericultura é dividida entre médicos e enfermeiros, ou prestada exclusivamente por enfermeiros “materno-infantis”. Segue o modelo de m...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    Este objeto começa colocando duas ações programáticas em destaque, Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. Ressalta ainda que esta agenda preconiza a vigilância à saúde, principalmente materna e infantil, a educação continuada das equipes de atenção à criança e a organização de linhas de cuidado...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto inicia pelo levantamento dos cadastros das crianças no território e coloca a extrema importância de verificar os registros que estão sendo realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), lembrando que é apropriado também discutir em equipe se existe alguma dificuldade de registro pelos agentes. Alega que o preenchimento da Ficha C...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    27/Sep/2012
    O objeto inicia pela colocação dos desafios contemporâneos que permeiam as ações na construção das políticas e programas de assistência à criança e cita a necessidade de conhecimento de bases legais de proteção à infância para lidar com os mesmos. Coloca o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como o pilar desta proteção, mas ressalva que m...