Navegando por Instituição: "Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)"

1455 RESULTADOS (275 a 294)
  • Grochocki, Mônica Holtz Cavichiolo
    10/Jun/2013
    O documento apresenta um modelo de regimento interno de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica, a fim de definir as atribuições, os critérios de seleção de medicamentos, a composição e as regras para funcionamento da comissão.
  • Grochocki, Mônica Holtz Cavichiolo
    10/Jun/2013
    O documento apresenta um modelo de Formulário para análise de grupo farmacológico, a fim de contrifuir para a emissão de parecer de inclusão ou exclusão de medicamentos em uma lista de referência do grupo farmacológico na condução dos trabalhos de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica.
  • Grochocki, Mônica Holtz Cavichiolo
    10/Jun/2013
    O documento apresenta um modelo de Formulário para análise de fármaco específico, a fim de contrifuir para a emissão de parecer de inclusão ou exclusão de medicamentos em uma lista de referência do grupo farmacológico na condução dos trabalhos de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica.
  • Grochocki, Mônica Holtz Cavichiolo
    10/Jun/2013
    O documento apresenta um modelo de termo de isenção de conflito de interesse, a ser utilizado pelos integrantes de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica. No termo, cada participante declara que não tem nenhum comprometimento, compromissos e obrigações com instituições e indústrias produtoras de medicamentos, de forma a garantir a credibilidade ...
  • Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos
    08/Oct/2013
    O objeto inicia lembrando que, no Brasil, o tema climatério se insere pela primeira vez e em caráter prioritário em 1984, quando começam a ser desenvolvidas atividades de capacitação e ações específicas direcionadas às mulheres no climatério, lembrando ser necessário capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde para atender as mulheres nes...
  • Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos
    17/Oct/2013
    Este objeto inicia destacando que é necessário capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde para atender as mulheres que estão no climatério na atenção básica, aproveitando todas as ocasiões que a mulher busca a unidade de saúde, procurando desenvolver ações de promoção, prevenção e ou recuperação. Aponta dados que mostram que, no Brasil, ...
  • Delziovo, Carmem Regina
    21/Mar/2014
    A Clínica Ampliada, apresentada neste módulo, é proposta como uma ferramenta com a qual os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) enfocam o sujeito, a doença, a família e o contexto social, tendo como objetivo produzir saúde e aumentar a autonomia do sujeito, da família e da comunidad...
  • Delziovo, Carmem Regina
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Clínica Ampliada como metodologia de trabalho? O tópico apresenta da proposta da Clínica Ampliada como estratégia da PNH na AB e como fator de integração das equipes de saúde e de intersetorialidade, construindo-se como ferramenta de atuação para além da fragmentação do modelo hegemônico tradicional, utilizando as potencialidades dos...
  • Verdi, Marta Inez Machado
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Produção de práticas: fragmentação x cooperação em redes O tópico mostra a realidade do passado, em que a estrutura dos serviços de saúde não previa a participação do usuário no processo de gestão do sistema e o trabalho das equipes de saúde, que não o visualizavam como sujeito, comparando com a transformação, ainda lenta e pontual, ...
  • Bolsoni, Carolina Carvalho
    14/May/2014
    O tópico mostra que a elaboração do portfólio resultará em um TCC, apresentando o detalhamento de sua construção que parte da reflexão, de vez que é processual, registrando as mudanças do aluno, os objetos de sua aprendizagem e sua avaliação progressiva individual. Apresenta, também, questões que orientam a construção do portfólio e sua importân...
  • Lindner, Sheila Rubia
    14/May/2014
    O tópico mostra que a elaboração do portfólio resultará em um TCC, apresentando o detalhamento de sua construção que parte da reflexão, de vez que é processual, registrando as mudanças do aluno, os objetos de sua aprendizagem e sua avaliação progressiva individual. Apresenta, também, questões que orientam a construção do portfólio e sua importân...
  • Coelho, Elza Berger Salema
    11/Jul/2012
    No objeto Estudar em EaD é demonstrado a diferença entre estudar e aprender. É explicado que o aluno é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, as habilidades e qualidades que o aluno deve cultivar para superar os desafios de aprender na metodologia de educação a distância. Foi destacado que disciplina, autonomia e colaboração são pa...
  • Boing, Alexandra Crispim
    28/Oct/2012
    Este objeto começa comentando sobre o que precisa ser declarado a respeito das intenções do investigador, além de frisar que os objetivos devem garantir uma relação íntima com o problema da investigação, não devendo extrapolar os limites estabelecidos na especificidade do tema. Segue abordando a possibilidade de definir um objetivo geral e depoi...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Como formular um projeto terapêutico singular. O tópico apresenta possibilidades para a efetivação do PTS mostrando, por meio de esquema, o processo geral em quatro movimentos e as suas etapas articuladas, conforme a Portaria MS 2488/11, e a concepção sobre planejamento em saúde, privilegiando o compartilhamento da compreensão do prob...
  • Lacerda, Josimari Telino de
    15/Oct/2012
    Este vídeo mostra como operacionalizar um planejamento estratégico. Conhecerá sobre a construção de um plano ou projeto que auxilia a Equipe de Saúde da Família a identificar os principais problemas da sua área de abrangência, formulando um conjunto de ações que possa reduzir e/ou eliminar esses problemas, melhorando a saúde e a vida dos morador...
  • GALA, Irany Brugal
    15/May/2019
    Realizu-se um estudo sobre Infecções Respiratórias no Posto de Saúde de Vila Amaral, já que estas são umas das causas mais freqüentes de consultas medicas e atendimento domiciliar por parte da Equipe Básica de Saúde, com o objetivo de identificar, tratar e diminuir o numero de pacientes com este tipo de doenças, assim como para ver o comportamen...
  • LABRADA, Dayana Batista
    15/May/2019
    Introdução: As doenças na pele e suas complicações som frequente nas consultas medicas, tem se tornado um mal bastante comum que aflige a vida de milhões de pessoas atualmente, essas doenças guardam relação com muitas causas o que é frequente no Brasil e na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde trabalho. A falta de educação sanitária pela população...