Navegando por Palavras-chave DeCS: "Educação a Distância"

340 RESULTADOS (272 a 291)
  • Verdi, Marta Inez Machado
    09/Apr/2014
    Tópico 1 – Experiências em Itapajé – CE e em Campinas – SP O tópico relata duas experiências: uma em que ESF/NASF desenvolvem PST em Itapajé – CE e outro no Centro Social Campinas – SP, com estagiário do curso de Medicina, criando um PTS coletivo com famílias em situação de vulnerabilidade bastante similar a um PST. Tópico 2 – Um exemplo de PS...
  • Miranda, Fernanda Alves Carvalho de
    21/Mar/2014
    Este módulo busca contribuir para o desenvolvimento das habilidades voltadas à compreensão, à formulação e ao desenvolvimento do Projeto Terapêutico Singular visando a ampliação da resolubilidade da assistência na Atenção Básica à saúde. Procuramos, também, contribuir para a sensibilização quanto à relevância dessa ferramenta para a equipe do Nú...
  • Souza, Ana Izabel Jatobá de
    21/Aug/2014
    Tópico 2 – Noções gerais de desenvolvimento e crescimento O tópico informa a necessidade de rever, em bibliografia indicada, conceitos adquiridos nos estudos de graduação para ampliar conceitos da percepção e avaliação das transformações de cada faixa etária. Fornece também aspectos instrumentais importantes para esse fim: conceitos de crescim...
  • Fassa, Anaclaudia Gastal
    07/Mar/2022
    Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil". Aborda um relato de experiência do Departamento de Medicina Social da UFPel apresenta na produção de casos clínicos interativos que propiciam desenvolvimento do raciocínio clínico, apr...
  • Souza, Ana Izabel Jatobá de
    21/Aug/2014
    Tópico 1 – A consulta de puericultura O tópico aborda questões do cotidiano de atenção integral à saúde da criança como o rastreamento de doenças, rotina de avaliação, adequação de altura, exames físicos e imunizações, mostrando a importância do inquérito, da análise dos marcos de desenvolvimento e desempenho, da avaliação das condições psicoló...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    18/Dec/2014
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta a Educação a distância como estratégia educativa, sua definição, conceitos, bem como o decreto que regulamenta esta modalidade de ensino.
  • Lindner, Sheila Rubia
    14/May/2014
    Tópico 1 – Definições O tópico define portfólio como instrumento contendo as diferentes produções do aluno, realizadas durante o curso, expressando sua aprendizagem, reflexões e dúvidas, que expressam o processo de aprendizagem. Define a prática pedagógica relacionada ao portfólio como metacognição. Apresenta o conceito de avaliação relativo a ...
  • Lacerda, Josimari Telino de
    28/Jun/2014
    Unidade 1- O que é processo de trabalho na concepção ampliada de saúde? Tópico 1 – Atendimento Integral e Interdisciplinaridade O tópico apresenta as EFS originais, compostas por médico, enfermeiro e odontólogo, como passo importante na reversão do modelo de saúde com foco biomédico na cura sua substituição pelo modelo de determinação social, ...
  • Oliveira, Vinicius de Araújo
    11/Mar/2022
    Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". Aborda a trajetória da criação, da institucionalização e da consolidação do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Usando a metáfora de um quebra-cabeça teleológico, os autor...
  • Universidade Federal do Maranhão - UNA-SUS/UFMA
    29/Dec/2014
    Este material compõe o Curso de Especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um recurso educacional interativo que apresenta os vários recursos padrões utilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)que possibilitam a publicação, interação e avaliação na educação a distância.
  • Barreto Brasil, Lina Sandra
    11/Mar/2022
    Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". Aborda o desenvolvimento do módulo PROVAB. Construir ações educacionais significativas para os perfis que motivaram sua criação implica alinhar os entendimentos dos diversos atores ...
  • Nascimento, Geildo Silva do
    04/Dec/2018
    A formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família deve estar estruturada dentro de um projeto educativo que extrapole o domínio técnico-científico, se estendendo pelos aspectos estruturantes das relações e de práticas de interesse ou relevância social que contribuía para a elevação da qualidade de vida da população. Neste sentido, a pr...
  • André, Quitéria Régia Tavares
    04/Dec/2018
    A origem da Estratégia da Saúde da Família teve início em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. A referida estratégia visa a inversão do modelo assistencial vigente da época, onde a família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que se vive, permitindo uma compreens...
  • Norte, Clevanice Moreira
    04/Dec/2018
    A intenção deste relato de experiência é expor de forma clara e objetiva a experiência vivida pela enfermeira em uma unidade básica de saúde no município de Pedra Branca-Ceará. As reflexões acerca da atuação da enfermeira surgiram a partir da realização Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF), promovido pelo Núcleo de Tecnologia e Ed...